segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Um projeto com seis anos de história(s)



Coordenadora Pedagógica do CNO

 


Centro Novas Oportunidades

Um projeto com seis anos de história(s) 

 

 








 
A Escola Secundária Campos Melo tem sido uma escola de referência ao longo de 129 anos da sua existência, continuando a apostar numa rede de oferta diversificada,  nomeadamente nos Cursos Científico - Humanísticos, Profissionais, de Educação e Formação de Jovens e de Adultos, e Cursos de Especialização Tecnológica (parceria ESTEBI), com saídas escolares com continuidade para atrair vários tipos de alunos, cujos objetivos se quer satisfazer de forma adequada ao respetivo perfil e interesses, atendendo prioritariamente às necessidades do tecido empresarial, local e regional.  Foi com este espírito que em 2005 aceitámos o desafio de nos candidatarmos a Centro RVCC, posteriormente CNO, a fim de podermos dar o nosso contributo na educação e formação do público adulto, que necessita de uma nova oportunidade, para ver reconhecidas, validadas e posteriormente certificadas as competências adquiridas ao longo da vida e simultaneamente atualizar os seus conhecimentos, numa sociedade em constante evolução tecnológica. Fizémo-lo sem nunca descurar a qualidade, a exigência, o rigor a objetividade e o humanismo pelo qual sempre nos pautámos, como o documentam diversos testemunhos de formandos e avaliadores externos.


O CNO da ESCM tem sido  uma entidade com forte enraizamento local, espaço privilegiado de contacto com os adultos e de excelência para a aplicação e desenvolvimento de novas metodologias de reconhecimento e validação de competências. Ao longo de seis anos de funcionamento, desenvolveu o seu trabalho na sede e em regime de itinerância, atingindo as 42, nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, proporcionando também, às populações mais afastadas da escola sede, a possibilidade de melhorarem as suas habilitações e formação ao longo da vida.


Através de parcerias com várias entidades formadoras, foi possível disponibilizar aos adultos formações modulares em diversas áreas, de que se destacam a Informática, as Línguas Estrangeiras, a Higiene e Segurança no Trabalho e os Primeiros Socorros.


De setembro de 2006 a dezembro de 2012, foram certificados, pelo processo RVCC, 1498 adultos e através dos CEFA, 247 adultos, dos quais, 408 e 84, respetivamente, no último ano civil.


Os números aqui apresentados são a prova do importante trabalho que a ESCM tem desenvolvido  no campo da educação e formação de adultos, na região da Cova da Beira, tendo ainda recebido formandos de outros pontos do país, sobretudo para os cursos EFA. Esta ação tem contribuído sobretudo para a melhoria das habilitações académicas dos adultos e consequentemente para o aumento das suas competências e da sua  autoestima, refletindo-se ainda na diminuição do abandono escolar por parte da população jovem. 




Mª Rosa Macedo

Coordenadora Pedagógica do CNO



Sem comentários: