RVCC PRO



RVCC PROFISSIONAL NA ESCM

O Centro Novas Oportunidades da ESCM viu em 8 Janeiro de 2010 aprovada a candidatura, na vertente profissional do RVCC. 

Trata-se de um processo destinado a adultos com experiência profissional na área da Electrónica e Automação, que pretendam ver reconhecidas as suas competências, e obter, desta forma, o certificado de formação profissional de Técnico de Electrónica Industrial ou Técnico de Telecomunicações. 
















































Os candidatos são submetidos a exercícios de observação que podem ser realizados em contexto simulado (nas instalações da ESCM) ou em contexto real (no local de trabalho do candidato). 

Adicionalmente, existe uma vasta oferta formativa no âmbito da Electricidade e Electrónica, através da formação modular, para quem manifeste maiores necessidades formativas.

O candidato que não tenha a escolaridade obrigatória poderá efectuar um Processo Integrado – Escolar e Profissional. 







Perfil de saída do Técnico de Electrónica Industrial

Descrição Geral

O/A Técnico/a de Electrónica Industrial é o/
a profissional que executa tarefas, de carácter técnico, relacionadas com o projecto, instalação, utilização, manutenção e reparação de sistemas electrónicos utilizados no comando e controlo de equipamentos industriais.

Actividades Principais

• Ler, interpretar e realizar esquemas e/ou desenhos de circuitos electrónicos, bem como interpretar livros e manuais técnicos de componentes e de sistemas electrónicos utilizados no comando e controlo de equipamentos industriais.
• Efectuar a instalação, reparação e manutenção de módulos ou equipamentos electrónicos utilizados no comando e controlo de equipamentos industriais, utilizando as ferramentas e os instrumentos de medida e de teste adequados.

• Ensaiar o funcionamento do equipamento industrial, total ou parcial, e em diferentes situações de utilização.

• Efectuar as alterações necessárias ao equipamento industrial, tendo em conta os desvios entre os valores de ensaio e os parâmetros pré-estabelecidos.

• Efectuar regulações, calibrações e alterações no decurso de exploração dos sistemas electrónicos utilizados no comando e controlo de equipamentos industriais.



Perfil de saída do Técnico de Telecomunicações

Descrição Geral
O/A Técnico/a de Telecomunicações é o/a profissional que executa tarefas, de carácter técnico, relacionadas com instalação, utilização, manutenção e reparação de materiais e equipamentos electrónicos de telecomunicações.

Actividades Principais

• Ler e interpretar esquemas e/ou desenhos de circuitos electrónicos de telecomunicações, bem como interpretar livros e manuais técnicos de componentes e de equipamentos de telecomunicações.

• Efectuar a instalação, manutenção e reparação de equipamentos electrónicos de telecomunicações, utilizando as ferramentas e os instrumentos de medida e de teste adequados.



Américo Mendes
Representante do Grupo 540 - Electrotecnia
Janeiro de 2010